Pular para o conteúdo

Amizade

Para muitas pessoas a amizade é uma aliança com pessoas para que, juntas, consigam o objetivo. Neste tipo de relação há regras implícitas estipulando que não é aceito nada além que possa fazer o outro feliz ou alegre, inclusive a revelação de verdades.

A confiança existente neste relacionamento está atrelada à aliança feita entre as pessoas como se fossem quase uma pessoa só: se alguém for contra uma, será contra a outra também. As pessoas da relação estão proibidas de fazer qualquer coisa que possa prejudicar ou incomodar a outra.

Por conta da percepção de ser quase uma pessoa, há a sensação de posse e ciúme. A pessoa sente que possui a outra, controlando-a de maneira a ter um comportamento adequado (prazeroso e desejável para si mesmo) e quando algo ou alguém “rouba” a atenção do amigo sente-se que parte de si (o amigo) não está sob o seu controle por ele não satisfazer as suas vontades.

Para alguns, a amizade é o relacionamento que acontece quando as pessoas envolvidas se sentem bem e há confiança. Esta confiança não é como da primeira definição, mas é uma confiança de ser verdadeiro. Os amigos farão o que acreditam ser melhor e dirão verdades. O máximo que podem fazer é amenizar o tom quando alegá-la para diminuir o incomodo alheio. Ademais, estará ao lado dando suporte para o amigo enquanto ouve o que não gosta.

Neste tipo de relacionamento as pessoas são percebidas como indivíduos e livres para fazer o que desejarem. A percepção é que cada um possui a própria vida e não há restrições. Não existe cobrança de atenção ou qualquer coisa. As pessoas envolvidas desejam a verdade, desde falas até o próprio comportamento. Por isso que ser verdadeiro é mais valioso para este tipo de amizade.

O fato é que a percepção das pessoas varia de acordo com a sua compreensão de si mesmas e do mundo. Portanto, cada um interpreta o mundo (os fatos) de uma determinada maneira. É por isso que algumas acham que a amizade seja de um jeito e outras acreditam que sejam de outro jeito. Elas se relacionam de acordo com o que acreditam ser correto dentro de suas próprias perspectivas e tudo o que não se encaixa nessas são vistos como errado por consequência.

Como o ser humano repudia e se afasta do que não gosta, do que acha errado ou ruim, as pessoas tendem a se relacionar com seus semelhantes por terem compreensão similar.

A amizade é o relacionamento com uma pessoa que nos faz bem de alguma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *