A filosofia é importante para compreender vários temas. Atualmente está associada a pensamentos sobre o ser humano na área social, mas já foi estudo de outros temas como medicina e astronomia.
Embora alegue-se que o ser humano seja mais evoluído ou mais consciente, somos pouco conscientes. Reagimos sem pensar, pensamos sem saber, escolhemos sem perceber e vivemos acreditando em destino, castigo, milagres, rezando para que aconteça o que desejamos, mostrando que esperamos algo pelo qual não criamos.
Não dominamos as nossas emoções ou sentimos, apenas reagimos motivados por estes. Expressamos nosso afeto ou a nossa raiva sem entender o porquê que sentimos isso. REAGIMOS.
Temos alguma consciência sobre o que fazemos porque vemos as nossas ações, ainda assim não percebemos isso sempre. Às vezes sabemos o que sentimos a ponto de identificar e explicar, porém isso é raro. Por que gostamos ou odiamos alguém? Muitas vezes não sabemos, apenas sentimos e agimos de maneira a expressar tais sensações.
A filosofia que proponho é mergulhar dentro do âmbito emocional para compreendê-lo. Desvendar as emoções é compreender o comportamento humano, o qual é fundamental na vida de qualquer um, uma vez que gera resultados na vida prática e concreta.