A diversidade permite maior aprendizado ao aprender com o outro, além de aumentar a produção pela colaboração com cada pessoa fazendo parte do trabalho, o que permite a especialização, aprimorando a produção, elevando a qualidade do produto (ou serviço) e diminuindo o tempo de criação.
Sabemos disso porque é como vivemos. Não fazemos tudo o que usamos ou desejamos. Nós trocamos com pessoas que fazem o que desejamos. Apenas algumas coisas são feitas por nós e para nós.
Dos objetos que temos em nossos lares aos que estão em locais públicos e de trabalho provavelmente nenhum foi feito inteiramente por uma única pessoa, mas por um conjunto de pessoas. O abastecimento de água, produção e distribuição de alimentos e produção de medicamentos, que são áreas básicas para a sobrevivência, são feitas por muitas pessoas, cada uma fazendo uma parte do serviço. Possuir terra, prepara-la para o plantio, semeá-la, cuidar, colher o que está apto para ser consumido, embalar, transportar e expor a quem for comprar são etapas fundamentais para que tenhamos acesso ao alimento e tudo isso não é feito por uma pessoa só que faz tudo, é segmentado. Há pessoas que vendem, há quem distribua, há quem embale, há quem colha… Diversidade!
É com essa característica que a sociedade progride rápido já que otimizamos as produções usando das pessoas mais habilidosas para as tarefas.
A diversidade é vista em tudo, desde animais que se relacionam uns com os outros gerando resultados, a seres unicelulares que decompõem matérias e criam gases que compões o planeta, a elementos químicos e físicos. A radiação solar é necessária para diversas reações químicas, sendo uma delas a fotossíntese, a qual produz oxigênio, liberando-o na atmosfera. É por conta de seres que produzem elementos diferentes que outros vivem, mostrando, mais uma vez, a dependência de todos da diversidade.
Apesar de sabermos disso, muitas vezes ignoramos estes fatos. O desejo de sermos igual a algo ou a alguém especificamente nos conduz a acreditar que desejamos a igualdade em si e então alegamos que a igualdade seja boa.
A igualdade faz com que quem se sente desvalorizado se sinta melhor porque ao se comparar com o outro não se sente inferior. É a busca de se sentir melhor que a pessoa deseja a igualdade e lute contra a diferença. Mas essa pessoa quer mesmo a igualdade? Veja mais em Mudança ou igualdade?
Para mais aprofundamento leia Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?