O materialismo é a ideia que consiste alegar que tudo é matéria. Por acreditarmos que matéria seja o que pode ser percebida com o tato ou visão, no cotidiano, isso significa que a pessoa que é materialista acredita no que vê ou sente com o tato.
No entanto, há muitas coisas que existem que não percebemos por tais sensores corporais, como partículas microscópicas ou macroscópicas além do nosso alcance. Vírus, bactérias e moléculas não são visíveis, porém em uma faixa da escala podemos sentir ou perceber de outras formas.
Moléculas unidas criam objetos, os quais são passíveis de perceber com os sensores corporais que possuímos. Então passamos a acreditar em moléculas, ainda que não as vejamos.
Também acreditamos em vírus e bactérias, pois percebemos os seus efeitos. Um materialista pensa que, se tem efeito, é porque há matéria gerando este efeito, ainda que não a veja.
Criou-se diversos dispositivos para “enxergar” o que não vemos. O que antes não era visto como real e, portanto, não era crível, passa a sê-lo por temos a capacidade de verificar a sua existência. O que mudou não foi o objeto ou o acontecimento, mas a nossa percepção sobre eles.
Os próprios físicos, que declaram não serem espiritualistas, alegam que existe energia sem matéria, argumento contrário à ideia inicialmente exposta.
A luz é energia, porém não é matéria. Não é matérias, mas os materialistas acreditam na luz porque os seus sensores físicos são acionados com a luz. A percepção física de algo é uma prova de que este algo existe.
O campo emocional, onde há a produção de emoções e sentimentos, é uma parte de nós que não é perceptível aos sensores físicos de forma que percebamos. Não é algo palpável ou visível, porém existe e todos nós sabemos disso porque sentimos. Quando uma emoção ou sentimento é muito intenso ele afeta o corpo físico, gerando sintomas ou sensações físicas. Estresse pode causa pressão alta, enjoo ou doenças, por exemplo. Então, mesmo que não seja material, este existe e nos afeta, ainda que não saibamos como isso acontece.
Um materialista ou não espiritualista alega não acreditar naquilo que não consegue provar (para ele). Ele não é um materialista de fato, ele tem uma mente que não pensa sobre o que não tem comprovação. Então, dentro do conceito de materialista, onde a pessoa acredita somente na matéria, ninguém é materialista.
Na prática, a ideia que se tem sobre espiritualismo é exatamente sobre assuntos que não sabemos explicar, provar ou demonstrar por meios amplamente aceitos. Quando prova-se algo, este algo deixa de pertencer à área espiritualista e passa a ser da ciência.
Com isso, espiritualismo e ciência sempre estão em lados opostos, pois um fala sobre o que é possível provar através de aparelhos e técnicas julgadas como aptas enquanto que o outro fala sobre o que não é possível provar da maneia que a ciência alega ser correta ou aceitável e, quando isso passa a ser possível, deixa de ser assunto espiritualista e passa a ser da ciência.