Muitas pessoas alegam que a teoria de muitas ideias sejam boas, mas que na prática é diferente. Como a teoria pode ser algo e na prática ser outra coisa?
Acontece que quando se fala de teoria usa-se ideias e, como já visto, as ideias são impregnadas de desejos e ideologias, não se atendo exclusivamente em fatos. Assim, a teoria desenvolvida não está de acordo com os acontecimentos.
Um detalhe que também foge aos olhos de quem desenvolve ideias são as emoções. Elaborar uma teoria sobre comportamento é pensar sobre o comportamento. Outra coisa é vivenciar o que se imaginou, pois haverá sentimentos e emoções que farão parte da experiência e devem ser considerados. Por conta disso que devemos analisar o que imaginamos, quem passa pela situação que imaginamos ou como nós mesmos reagimos perante estas levando em consideração esta variável de suma importância, uma vez que ela é capaz de alterar o nosso comportamento, o qual é a causa dos resultados.
Por este motivo os artigos que publico aqui não são verdades absolutas, são opiniões baseadas em observações e análises, tanto de comportamentos quanto de sentimentos. São conclusões que devem ser lidas e analisadas, não apenas absorvidas. Haverão pessoas que têm outras informações que não possuo, levando-as a concluírem diferentemente de mim, bem como pessoas que desconhecem as informações que trago.
Eu elaboro teorias e, quando as vejo na prática, reforço a teoria. Quando a prática não corresponde a teoria, então reanaliso esta com as novas informações ou as busco para compreender a prática.
Teoria é a forma de compreender o mundo, os acontecimentos, a vida. Se ela não vai ao encontro com os fatos, então a teoria é falha. Por isso, não existe teoria boa e prática ruim.
Pingback: Teoria X Prática 2 – Filosofia 21