Sou contra todos, exceto eu.
— Você é contra Bolsonaro?
Sim
— Você é contra Lula?
Sim
— Você é contra Trump?
Sim
— Você é contra Binden?
Sim
— Você é contra Cláudio castro?
Sim
— Também é contra Eduardo Paes, César Maia e Garotinho?
Sim.
— Por que odeia todo mundo?
Não disse que odeio, só disse que sou contra.
— Por que é contra eles?
Eles não me representam.
— Nenhum deles?
Nenhum. Eu sou a favor de algumas ideias e práticas que eles possuem, mas não concordo com suas totalidades, portanto não sou a favor de nenhum deles. Para ser a favor é preciso concordar, então para se a favor de alguém é necessário concordar com tudo dessa pessoa e isso não acontece. Não defenderei ou admirarei alguém por possuir alguns traços que eu aprecie ou concorde. Eu os farei com estas características específicas. Por exemplo: eu aprecio o fato de todos eles serem “gentis” e seguirem regras básicas como não andar sem roupa nas ruas, não matar as pessoas diretamente ou de forma violenta, eu admiro a produção deles, a capacidade de gerenciar… Mas não os aprecio em si, apenas características.
— Se você é contra todos, é a favor de quem?
De mim, como qualquer pessoa.
— As pessoas são a favor de outras.
Negativo. Elas falam isso, mas suas atitudes não sustentam as suas palavras.
— Elas são mentirosas?
Sim, já que não seguem o que falam. Esta e a definição de mentira, não ser a verdade.
As pessoas falam que são a favor ou contra alguém sem perceber que são a favor ou contra um aspecto específico desse alguém. É comum as mães serem a favor de seus filhos, mas os repreendem e os colocam de castigo quando desaprovam suas atitudes. Nestes momentos elas estão contra os seus filhos dentro da visão de ser contra ou a favor de alguém. Percebe que nunca somos ou estamos a favor de ninguém exceto nós mesmos? Sempre queremos o que vai nos satisfazer e somos “a favor” de quem nos oferecer mais satisfação. A questão não é ser contra ou a favor de uma pessoa, mas ser a favor ou contra as suas atitudes que impactarão as nossas vidas. Sempre seremos a favor de quem nos satisfaça e contra quem nos prejudique exatamente por praticarem ações que causam estes resultados.
Não sou contra nem a favor de ninguém, sou contra as atitudes alheias que me causam prejuízo e todos são como eu bem como sou a favor de comportamentos e escolhas alheios que me satisfaçam.
Para entender melhor a diferença leia “Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?” que será lançado em breve.