Fala-se muito sobre o preconceito por cor de pele, mas já percebemos sobre o preconceito por causa de covid?
Não sabemos direito como a doença é, funciona, como tratar, como se cura ou como evitá-la. Temos especulações. Muitas especulações.
Como é e foi a reação do ser humano perante o novo quadro? Preconceito.
Os doentes são evitados e tratados como leprosos sem cura, como se espalhassem a morte e a dor para os demais.
Quem pega o vírus é expulso da sociedade de todas as formas possíveis, ficando exilados e tendo os seus nomes cochichados pelas bocas daqueles que os temem.
As pessoas ao redor fofocam, falam mal, têm medo e se afastam.
O preconceito é uma reação de evitar que danos ou prejuízos vindos de terceiros aconteçam. Repudiamos e evitamos todos que acreditamos nos ser maléficos.
A ideia de que negros eram sujos ou doentes foi uma das bases pelo qual o racismo surgiu e foi disseminado, bem como razão pela qual tal comportamento era visto como correto, aceito ou adequado enquanto esta ideia foi considerada válida e real. Hoje vemos um quadro similar para os doentes de covid, que sofrem de “racismo” por causa de um exame médico. Assim como no passado, onde era aceitável o racismo pelo negro levar doenças para as pessoas, os que aparentam ter covid sofrem.
Quem já pegou a doença e se curou se sente superior, como se tivesse vencido um demônio. Quem está doente é visto como alguém possuído por este, motivo pelo qual muitas pessoas se afastam, evitando ter contado com a criatura endemoniada.
Este preconceito com pessoas que possuem o covid é aceito, como foi no passado acerca de pessoas que tivessem mais melanina na pele. Será que este comportamento que está se estabelecendo também gerará consequências para o futuro como foi com o racismo? Será que este preconceito permanecerá até depois que houver alguma cura (se esta já não existe) ou tratamento?
A crença de que negros eram sujos ou levavam doenças caiu por terra, mas o comportamento preconceituoso parece ainda existir. Será que acontecerá o mesmo com pessoas contaminadas pelo covid? Talvez seja uma questão de tempo para esta crença criar raízes na sociedade. Se muitos anos se passarem com a situação de hoje, gerações crescerão com este preconceito e passarão para as próximas, mantendo este comportamento.