Se a ignorância é uma benção, por que buscamos conhecimento?
A ignorância só é uma benção quando não sabemos lidar com uma informação. Ao ser demais para nós nos causa incômodo e insegurança. Daí que não ter esse conhecimento estas sensações não existam e, portanto, a ignorância passa a ser vista como benção.
O nível de desinformação é grande. Opiniões são dadas como fatos e pessoas acreditam serem informações (descrições de fatos). Antes havia mais desinformação, já que havia ainda menos informações acessíveis. A diferença é que agora sabemos que não sabemos tanto e isso nos gera insegurança. O motivo de não gostarmos de tanta informação é que não sabemos como analisar e processar tantos dados. Antes também não sabíamos, porém tínhamos a sensação de segurança porque havia menos informações para analisarmos e processarmos, ou seja, o excesso de informação, ainda que boa (válida; real; verídica) gera insegurança e essa sensibilidade nos é incômoda, razão pela qual criticamos esse excesso de informação. É como um computador que possui muitos programas abertos e para de funcionar por estar além de sua capacidade.
Por isso fala-se que a ignorância é uma benção. Ter certeza de algo, ainda que não seja real, é mais agradável do que a insegurança de saber pouco sobre a realidade.
A questão não é sabermos ou não, mas como nos sentimos em relação à vida.
Aprofunde-se em Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?