O que é loucura?
Ao saber dos conceitos e valores do passado ficamos surpresos como alguns eram tão abomináveis (para nós atualmente). Escravidão, duelos até a morte, casamentos como alianças, amputações como castigos e outras atitudes eram comuns e normais em algumas épocas e culturas. Tais comportamentos eram não apenas aceitos, mas incentivados pela população por acreditar que era o correto, bom ou melhor.
Para a atualidade muito disso é visto como errado, ruim ou nocivo e aquele que ousar tentar fazer o mesmo será considerado louco. Mas por que, já que foi comum? O que define a loucura?
A loucura é a conduta diferente, incompreensível e abominável de alguém. Numa época em que a conduta era brigar e matar para se impor, conversar e buscar um consenso era visto como loucura. Uma pessoa que libertasse seus escravos também era visto como louco e quem se casasse por amor estava neste grupo de pessoas diferentes que a sociedade não tolerava. Quem ofertasse carinho ou compaixão para pessoas que vivessem entre brigas, duelos e guerras era visto como louco (bom para tais pessoas) e o mesmo valia para quem perdoasse em vez de se vingar.
O conceito de loucura não muda. Conforme a sociedade muda, as características que julgar alguém como louco mudam porque assim define a sociedade. Atualmente preza-se mais pela vida e, para tal, aceitar as divergências são necessárias. Ter valores diferentes dos valorizados ou desejados pela sociedade já não é suficiente para alegar insanidade de alguém. Para tal, é preciso que a pessoa não consiga viver na sociedade em que está inserida e se manter. Aceitamos os diferentes contanto que não alterem a sociedade e não nos prejudique (não tente impor a sua diferença como uma característica geral que todos devem seguir ou acatar), esta é a nova definição.
Quando olhamos para o passado muitas vezes não entendemos como as pessoas podiam ser tão burras, ignorantes, loucas, cruéis. Tais pessoas são nós (seres humanos), mas em outros tempos, quando éramos diferentes, pensávamos diferente e desejávamos outras coisas. Tal como olhamos o passado o futuro nos olhará. Como somos capazes de tantas atrocidades, como somos tão estúpidos e insanos apesar de nos considerar bons e justos? Todos os pensamentos modernos serão vistos como obsoletos e loucos por aqueles que os preservarem no futuro assim como fazemos com os pensamentos antigos.
Talvez o louco de hoje, que age com valores mais próximos dos que a sociedade terá no futuro, será considerado como sábio e a frente de seu tempo pela mesma. Louco hoje, normal no futuro.
O normal e saudável de hoje poderá ser o louco e demente no futuro.