Pular para o conteúdo

Natureza: boa ou ruim?

Muitas pessoas acreditam que o que é natural é bom simplesmente por ser natural, como se o fato de algo ser extraído da natureza e não passar por nenhum processo humano fosse melhor do que os itens que passam por processamento.

Ora, o cimento, usado em construção de casas e prédios, indispensáveis para nós, não é extraído da natureza. Os seus componentes são processados até chegar ao ponto de cimento. A vacina, remédios e antibióticos, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a expectativa desta, não são encontrados na natureza. São inúmeros processamentos e manipulações que criam tais resultados.

Alimentos, tão necessários à vida, são produzidos em larga escala para a população, matando a fome e sustentando a nossa sociedade com nutrientes que necessitamos para termos saúde e bem estar. Não é da natureza produzir na quantidade que é consumido. O natural é coletar o que a natureza produz por si mesma, percorrendo muitos lugares e coletando alimentos ruins ou estragados neste processo. Esse é o natural, o que não nos agrada. Além disso, na natureza, os alimentos não são tão nutricionais nem tão bonitos. Se não usar das técnicas e dos produtos para tal fim, os alimentos serão comidos por outros animais, contaminados por germes e nós recusamos tais alimentos.

O sol produz radiação, a qual nos oferece algumas sensações, como a visão. A radiação no comprimento de onda do espectro visível nos permite enxergar. A radiação infravermelha nos dá a sensação de sermos aquecidos e a radiação ultravioleta gera reação em nossa pele, chamada de bronzeamento. A longo prazo pode nos causar câncer e usamos de protetores solar para evitar isso. Portanto, a natureza solar pode nos causar danos.

O argumento de que o que é natural é bom é proveniente de um delírio onde a pessoa acredita que a natureza seja benéfica, pacífica, benevolente e que satisfaz tudo e todos. A pessoa idealiza o conceito de natureza e, a partir dessa premissa utópica, ela cria outras ideias, as quais são erradas, uma vez que se baseia em uma informação mentirosa e irreal. A natureza é boa? Quantos animais sofrem e morrem por estarem na natureza? A natureza oferece tudo que precisamos? Quantas pessoas sofrem de desnutrição por viverem exclusivamente da natureza? A natureza é benevolente? Quantas pessoas adoecem por mergulharem em lagos contaminados, quantas pessoas sucumbem ao sol por não usarem protetores solares ou sombras? A natureza é pacífica? Quantos animais são gravemente feridos ou mortos por lutas, brigas ou disputas com outros animais? Quantos animais possuem parasitas em seus corpos advindos da natureza? Se a natureza é tão boa e oferece tudo o que desejamos em abundância, por que há desnutrição, por que animais ou pessoas morrem por fome (ausência de alimento)?

Se a natureza é tão boa, por que fugimos dela e nos refugiamos em cidades, com outras pessoas, casas (abrigos), mercados (comida), carros (transporte), medicina (remédios), alimentos enriquecidos (nutrição) e outras “mordomias”?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *