Pular para o conteúdo

Lucro e capitalismo

Há quem diga que o sistema capitalista seja ruim e que visa o lucro acima de qualquer outra coisa. Mais isso é verdade?

O capitalismo é um sistema, uma das formas pela qual as pessoas interagem entre si. Ele não tem sentimentos, desejos ou medos porque é uma coisa anímica, desprovida de personalidade.

Objetos não possuem desejos, vontades, objetivos, medos, receios ou qualquer tipo de sentimentos ou emoção. Eles são inanimados e usados como ferramentas por pessoas e essas sim possuem vontades, medos e outras emoções.

Alegar que algo seja bom ou ruim é mostrar a opinião sobre tal objeto, ou seja, como a pessoa se sente sobre tal objeto. Se a pessoa se sente bem, falará que tal objeto é bom ou benéfico, caso se sinta mal (insatisfeita) em relação ao objeto, alegará que este seja ruim ou nocivo, contudo, o objeto em si é estático e não faz nada por si. Ele é usada por alguém, visando um objetivo e, com o seu uso, gera resultado.

Portanto, opinar sobre tal sistema como bom ou ruim é apenas a forma da pessoa que fala alegar como ela se sente com tal sistema. É uma característica da pessoa, não do objeto em si.

 

O capitalismo busca lucro?

Não. Capitalismo é um sistema, sem objetivo próprio, sendo uma ferramenta usada por pessoas. Se retirar as pessoas do sistema capitalista este deixa de existir e acontecer, portanto, o sistema não faz nada, muito menos busca lucro.

Pessoas buscam lucro. Onde houver pessoas, haverá busca de lucro, já que este é a posse de itens que saciam as pessoas. No sistema capitalista chama-se de lucro o dinheiro, contudo poder social, bens e outros itens são lucros, uma vez que são resultado de algum trabalho (produção) e que satisfaz a pessoa que é a sua detentora.

As pessoas trabalham para terem uma remuneração, a qual é o lucro pelo trabalho oferecido. Como muitas pessoas não percebem dessa forma, não entendem que possuem lucro, assim, acreditam que não o possuem a acabam atribuindo tal ideia ao comércio de grande escala, distantes de si mesmas.

Todos buscamos o lucro, pois são os resultados que temos e usamos em nosso benefício. Pode ser dinheiro, uma roupa, uma comida, viagem ou qualquer outra coisa. Todos nós administramos os nossos lucros de maneira a obter mais do que desejamos.

Empresas, entidades ou qualquer organização feita por pessoas é feita, dirigida e organizada por pessoas, as quais buscam o lucro. Assim como o sistema capitalista é um sistema usado pelas pessoas para trocarem diversos itens, empresas e companhias também são formas ou ferramentas de atingir o resultado, seja produzindo algo ou vendendo. Por serem feitas por pessoas e para pessoas, os desejos e vontades da “empresa” estão associados às pessoas que as compõe. Portanto, empresas privadas ou públicas, democracias, monarquias, repúblicas e quaisquer organizações feitas ou administradas por pessoas buscará lucro para que as pessoas, por detrás destas, tenham os seus lucros a partir destas. Se avaliarmos bem, uma empresa sem pessoas não existe, não faz nada e não deseja nada, exatamente como o sistema capitalista.

O lucro é objetivo humano, usado para fazer a manutenção da vida, através de alimentação e segurança por exemplo, e conquistar outros prazeres, que é o objetivo das pessoas.

Pessoas fazem o mundo funcionar como funciona. Pessoas visam o lucro. Pessoas produzem. Pessoas vendem. Pessoas buscam. Tanto para coisas boas quanto para coisas ruins, são pessoas que fazem.

Responsabilizar objetos anímicos por acontecimentos é uma maneira manipular a nossa percepção sobre as pessoas e costumamos fazer isso quando desejamos culpar algo por algum evento que não gostamos para manter uma ideia de que as pessoas sejam boas em nossas mentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *