A palavra filosofia possui diversas definições, variando entre conhecimento, busca pelo conhecimento, pensamento, desenvolvimento de raciocínio e ideias similares, mantendo uma ideia central de observação para achar a compreensão.
Se filosofia é a busca pela compreensão de algo, então tudo é filosofia, já que sempre buscamos aprender. Desejamos aprender para nos aperfeiçoar, para entender o mundo, para nos entender, para buscarmos uma solução, para melhorarmos uma situação, para produzirmos mais, para otimizarmos, para nos especializarmos e para vários outros fins. Neste contexto, todos somos filósofos, cada um focado em um ponto específico.
Apesar disso, não é dessa forma que a sociedade entende o conceito de filosofia em termos práticos. Há uma diferença entre a definição teórica e a prática: na prática, a filosofia é percebida como observações e pensamentos que explicam a humanidade, principalmente o seu comportamento.
Por diversas razões, compreender a humanidade é fascinante (para mim), o que me motiva a buscar respostas, não para responder perguntas, mas para compreender o conjunto de reações humanas que levam a humanidade ser o que é.
O que motiva as pessoas? O que buscamos? Por que buscamos? Por que alguns desejam mais do que outros? Por que temos desejos diferentes? Como lidamos com os conflitos?
As perguntas são curtas, mas as respostas são muito longas.
Mais sábio do que pensar e achar respostas, é instigar outras pessoas a procurarem também. Várias mentes pensando possuem maior chance de obter uma resposta do que somente uma. Assim, o objetivo do blog é compartilhar algumas ideias, reflexões e provocar questionamentos para que a probabilidade de encontrar as respostas e desenvolver o conhecimento seja ampliada.