Qual a diferença entre fé religiosa e fé política? Apenas o assunto.
A fé religiosa alega afirmativas não comprovadas e que não podem ser contestadas sobre assunto religioso. Já a fé política alega afirmativas não comprovadas e que não podem ser contestadas sobre assunto social.
Fé é acreditar sem provas e sem questionar. Por que fazemos isso? Porque nós sentimos bem com isso.
Acreditar em algo que nos faz bem é o próprio motivo de acredita-lo. Ser possível ou não, provável ou não, ter fundamento prático ou não, ter exemplos ou não, ter comprovações ou evidências ou não, não afeta a crença. A única coisa que afeta a crença é a sua base. Se ela é fundamentada no bem estar que gera na pessoa, então a única maneira de deixar de acreditar nela é não sentindo esse bem estar. Por isso não adianta alegar qualquer coisa que não afete esse bem estar para convencer a pessoa a deixar de acreditar. Conversas, evidências, exposição de contrariedade… nada disso serve para quem tem a crença fundamentada na emoção (bem estar).
Quem sustenta a argumentação baseada na emoção só poderá mudar de ideia se houver mudança no seu fundamento (emocional).
A fé política surge na esperança de que alguém ou algo (o governo, por exemplo) satisfaça a pessoa e ela acredita nisso porque é a única possibilidade de conseguir o que deseja uma vez que não consegue se realizar por si mesma. Sem conseguir imaginar que conseguirá alcançar o que deseja, geralmente por não conseguir ou não se planejar, a pessoa imagina que terá o que deseja. Então, para ligar o desejo, no campo ideal, à realidade, onde se concretiza, a pessoa usa da imaginação mais uma vez e cria algo ou alguém para tal, e é nesse momento em que o governo (parte política) entra no “pensamento”. É assim que a pessoa conclui que o governo é o responsável por satisfazê-la.
A fé está na parte em que a pessoa não sabe e não deseja saber ou estudar como o governo pode realizar a sua vontade. Ela acredita que o governo fará o milagre de satisfazê-la porque, como dito, isso confere uma boa sensação.
Sem argumentos;
Sem evidências;
Sem planejamento;
Sem análise;
Somente desejo.
Para aprofundamento leia Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?