Em algum lugar eu já li alguém escrever “vamos evitar assuntos polêmicos”. Este comportamento é muito comum no ser humano, evitando o que não sabe lidar ou o que desagrada.
É uma maneira inteligente de resolver o problema emocional do momento ao evitar o conflito (emocional). Em outras palavras, empurrar o problema com a barriga ou tapar o sol com a peneira. Não se resolve o problema em si, mas momentaneamente não se intensifica o conflito, o que evita o desgaste emocional e intelectual necessário para resolvê-lo.
Esta tática é muito útil para momentos inoportunos. Contudo, aplica-las o tempo inteiro passa a ser burrice porque não se resolve nenhum problema. Ao não ter nenhuma solução e por ter cada vez mais problemas, já que é uma característica da vida, tem-se uma soma constante de problemas que aumenta a tensão, preocupação e incômodo crônico na pessoa. Portanto, essa tática é proveitosa em alguns momentos, porém não em todos.
Nenhum assunto é polêmico em si. A incapacidade de compreensão sobre um assunto associado a um julgamento rígido e com emoção intensa que gera uma opinião severa sobre o assunto, o que faz com que a pessoa não entenda o assunto, provoca a sensação de eu o assunto seja polêmico. Contudo, se bem estudado, o tema perde a polêmica.
Com muitas pessoas agindo de forma passional e sem esclarecimento e cada uma com um posicionamento acerca do tema, a polêmica é somente o conflito inevitável das pessoas que querem impor suas opiniões sem entenderem as demais, sem entender a própria opinião ou mesmo sem entender o próprio assunto. Para entender melhor sobre opinião veja Hipocrisia: Certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?.
A polêmica é a intensa briga por um assunto desconhecido e ignorar o assunto não o resolve assim como ignorar um problema não o faz desaparecer.
Muitos assuntos já foram polêmicos, como a ideia da Terra se o centro do universo ou a teoria da geração espontânea. O conhecimento fez a polêmica acabar ao esclarecer os assuntos. Como visto em Hipocrisia, geramos opiniões e não temos consciência das mesmas. Apenas desejamos defende-las e atrair mais pessoas para o nosso lado, ou seja, defender a mesma opinião. Para tal, buscamos argumentos visando conquistar outras pessoas, contudo, estes não estão em coerência com os fundamentos de nossas opiniões, motivo pelo qual mostramos nossas contradições quando somos questionados.
Ao estudar um assunto, nós o entendemos por inteiro e não resta dúvida. É como se compreendêssemos a nossa opinião completamente. Assim, não existe nenhum momento de contradição ou sombra (inconsciência sobre nossos pensamentos). Especulações, achismos ou outras ideias baseadas em emoções e sem lógicas fundamentadas na realidade não existem e, portanto, a opinião é bem embasada e à prova de questionamento. Isso nos dá a sensação de segurança, já que não temos contração e temos respostas para todos os questionamentos que recebemos, bem como sabemos explicar para outras pessoas. Temos uma visão clara sobre o assunto, garantindo-nos a sensação de certeza. Se temos certeza, não temos dúvida e, sem dúvida, não há polêmica, não dá discussão, não dá debate, não há reflexão, apenas explicação sobre o assunto. É o equivalente a um professor explicar um assunto a um aluno: ele não tem dúvida, não existe debate, não é um assunto polêmico. É apenas uma explicação do que já é conhecido.
O primeiro passo para acabar com a polêmica é o estudo, visando o conhecimento, e, para tal, é necessário abrir mão da opinião especulativa rígida e refletir sobre o tema. Essa é a parte mais difícil que muitas pessoas encontram porque é necessário abrir mão de suas mais diversas crenças, abraçar a insegurança, exercitar a intelectualidade, o que poucos estão dispostos a fazer, fazer perguntas e elaboras respostas. Feito isso, começar tudo de novo partindo das respostas recém elaboradas.
Por que fazer tudo isso, despendendo tanto tempo, energia e inteligência se é possível somente manter uma opinião sobre um tema desconhecido e concluir que quem pense diferente seja burro ou uma pessoa ruim? Isso é muito mais fácil e rápido! Por isso a maioria das pessoas seguem a vida dessa forma. Entretanto, é da primeira forma que há produção de sentimentos mais satisfatórios e bem estar conhecido como paz e ninguém alcança a paz através de outras pessoas. Este tema fica para outro artigo.