Pular para o conteúdo

Ascensão do pensamento

Os pensamentos se retroalimentam, reforçando-se e fincando raízes dentro de nós. Quanto mais pensamos o mesmo, mais temos a certeza de que ele é verdadeiro, nos dando a segurança de que assim o é. É como se provássemos o pensamento o tempo inteiro e chegássemos sempre à mesma conclusão.

Ao mesmo tempo, procuramos formas de conseguir tais provas para garantir essa sensação de segurança, advinda da confiança em acreditar em algo que acontece, funciona ou é real. Procuramos artigos, pessoas, eventos e tudo o que podemos para ter a certeza de que a nossa opinião é válida e correta, saciando a nossa vontade por segurança, já que não sabemos lidar com o oposto.

Aceitar que acreditamos em algo errado nos machuca muito (emocionalmente) e, para evitar passar por esta situação, tentamos provar para todos e para nós mesmos que estamos certos. Por isso gostamos de brigar e impor as nossas opiniões, visando destruir outras opções que podem nos mostrar que a nossa opinião não é a mais correta ou certa, nos levando a tal momento de angústia por ter acreditado em algo errado.

É por isso também que não suportamos ou detestamos encontrar opiniões divergentes, principalmente quando o outro explica todo o pensamento de forma clara, impedindo que o desestruturemos.

Não conseguir atacar ou desestruturar o pensamento alheio é constatar que ele está correto e, se ele está correto, concluímos que outro não está. Como não desejamos tal posição de ter o pensamento errado, por nos causar insegurança sobre nós mesmos, a estrutura correta, clara e lógica do outro nos é percebida como agressão ao nosso pensamento ao não termos como provar que estamos certos.

Dessa forma, além de buscarmos provas de que os nossos pensamentos são corretos, evitamos qualquer contraprova, reforçando todas as nossas teorias e raciocínios.

Ademais, não nos aprofundamos em nossos pensamentos, para nos conscientizarmos destes e, quando o fazemos e percebemos que não os são como imaginávamos, tentamos ignorar, desvalorizar ou usamos de outras técnicas para não lidar com o conflito de que o que achamos não seja verdade.

Também rejeitamos quem faça tal ação de nos mostrar as incoerências em nós mesmo.

Em suma, fazemos de tudo para mantermos as nossas opiniões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *