A felicidade se compra, parcialmente
Somos indivíduos influenciados pelo ambiente, mas somos nós quem decidimos o que fazer, o que não fazer, inclusive em que acreditar.
Chegamos ao mundo sem qualquer autonomia. Completamente dependentes, somos cuidados por outros e absorvemos os ensinamentos através da observação e absorção. De tanto termos uma experiência, como a de ver a claridade todos ou dias ou de cairmos quando pulamos, aprendemos que são fatos que se repetem e que repetir-se-ão sempre (dentro do tempo de nossas vidas). Então acreditamos que todos os dias haverá sol ou sua claridade e que sempre que pularmos cairemos.
Também aprendemos por absorção ao ouvir ou ver os demais fazerem algo. Aprendemos a nos vestir, a comermos usando talheres, a sermos educados e como nos comportarmos ao repetirmos o que os outros fazem ou o que os outros mandam. Também absorvemos crenças dessa maneira criando a nossa própria coleção de crenças através da absorção, observação e os nossos próprios pensamentos que buscam formas de explicar o que sentimos.
Uma crença muito popular é de que o dinheiro pode comprar a felicidade visto que é a través da compra de itens e serviços. Compramos comida e acabamos com o mal-estar que é a fome gerando o prazer e bom sensação (bem-estar). Compramos ou alugamos casas onde nos sentimos seguros e protegidos, aumentando a sensação agradável de segurança. Compramos roupas, sapatos, perfumes, viagens, remédios, conhecimentos (cursos) e outros itens que nos agradam. Também compramos serviços de limpeza, gerenciamento dentro outros que nos geram resultados que nos satisfazem.
A satisfação, o prazer ou o bem-estar são sensações agradáveis, é o que consideramos felicidade se felicidade for bem-estar. Dessa forma, pode-se concluir ser possível comprar a felicidade.
Entretanto há coisas que gostamos, que nos agradam, mas que não estão à venda. A sensação de realização ao conquistar algo desejado, o bem-estar causado pela própria produtividade, a sociabilização, o relacionamento para consigo mesmo dentre outros são exemplos de atividades que nos geram bem-estar e que não podem ser compradas ou feitas por outras pessoas. Por este ponto de vista, a felicidade não pode ser comprada.
Isso significa que parte da felicidade pode ser adquirida através da compra, no entanto, não se pode comprar a felicidade por completo. Então, a felicidade pode ser comprada parcialmente.