Pular para o conteúdo

A busca por um culpado

Gostamos de ver pessoas em condições piores que às nossas ou com mais sofrimento porque, ao nos compararmos, nos sentimos melhor, seja por não sermos a pessoa que mais sofre ou por vemos que a nossa situação não é tão ruim quanto a de outrem.

Assim, quando algum evento acontece em que nos sentimos prejudicados, nos sentimos mal, como se fôssemos a pessoa mais desafortunada do mundo. Por não aceitar que eventos catastróficos possam ocorrem sem que alguém os tenha desencadeado nos leva a culpar e responsabilizar alguém. Se nos vemos como vítimas do evento, então não somos os seus causadores. Por conta disso deve haver alguém que seja o culpado e, então, nós o buscamos. Para saber mais leia Hipocrisia: Certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?

Não desejamos apenas encontrar um culpado, mas restaurar a “justiça” em nossa vida. Se nós tivemos um prejuízo, então, para nos igualar, o culpado também deve ter. Com isso desejamos que o culpado seja punido por nos causar dano nos dando a sensação de equilíbrio.

Para alcançar tal sensação nós avaliamos o nosso sofrimento com o sofrimento que acreditamos que o culpado deva ter. Quando achamos que os sofrimentos se equiparam, então encontramos a punição “justa”. Contudo, como saber o sofrimento do outro se não sabermos os valores ou os sentimentos alheios?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *