A verdade não importa em nenhum momento da história. O importante é nós nos sentirmos certos porque isso nos dá uma sensação de segurança, a qual é agradável e gera confiança para seguirmos com nossos planos. Acreditar que estamos “do lado da verdade” nos dá essa sensação de certeza que nos aconchega e esta sensação que buscamos quando alegamos desejar a verdade.
Enquanto que verdade é um fato indiscutível, a certeza é advinda da nossa percepção e, portanto, debatível.
Quase nada mudou de fato ao longo da história, apenas a perspectiva humana. O que era considerado certo não é mais, outras coisas eram consideras erradas e agora são tidas como certas e muitas não fazemos ideia que existem.
A geração de adultos continua reclamando dos preços e da violência, sempre alegando que o mundo está piorando. Há séculos a humanidade repete este discurso. A humanidade é tão bárbara que está piorando e que o passado era melhor, as pessoas eram felizes, tudo era barato, não havia violência e havia paz, ou apenas a perspectiva individual que muda de criança (sem perceber os preços e a violência) que mudou para a vida adulta (que lida com estas características)?
É realmente importante saber os fatos ou buscamos pela verdade visando satisfazer a nossa vontade de dizer “eu estou certo”? Afinal, quando os fatos vão contra os nossos desejos, crenças ou teorias rapidamente nós os ignoramos, invalidamos ou desvalorizamos e prova disso é a reação às pessoas públicas, onde criamos uma posição de a favor ou contra quase que independentemente dos fatos (do que a pessoa faça). Consideramos errado falar que alguém seja feio ou gordo ainda que isso seja apenas constatação de um fato, ou seja, uma verdade, mostrando que prezamos pelo nosso bem estar, não pela verdade.
Em Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê? a verdade é hora vista como algo positivo e benéfico e hora tida como errada e repudiada de acordo com o bem estar que provoca na pessoa deixando claro que o objetivo é o bem estar da pessoa.
Os fatos e a verdade sempre estiveram aí e são imutáveis, enquanto que nós, seres humanos, mudamos de perspectiva a ponto de mudar de conclusão e opinião porque nós mudamos. Hora achamos bom, hora mau, hora certo, hora errado enquanto que o fato é fato, sem desejo, sem pensamento, sem opinião, sem conclusão. A verdade é o que é, não o que deveria ser ou que precisa mudar. Verdade é ocorrência do fato, portanto, imutável. Nós que tentamos “mudar” a verdade, dando uma narrativa ou uma justificativa, para satisfazer o nosso ego de estarmos certos ou não. A verdade não liga para a nossa opinião, nossos sentimentos ou qualquer outra coisa. Ela é algo, desprovido de opinião sobre qualquer coisa ou qualquer um.
A verdade não importa. O importante é como nos sentimos em relação à verdade.
Pingback: O que é a verdade? – Filosofia 21