Pular para o conteúdo

Generosidade ou dependência emocional?

O dependente orgulhoso faz o outro acreditar que depende dele, que não pode viver sem ele. É uma pessoa que cria situações difíceis, ruins ou dolorosas para o outro de forma a culpar e responsabilizá-la por tal situação para que ela própria apareça como a salvadora, alguém que têm soluções ou oferecendo o paraíso.

– É uma pessoa cria rixa com a família do outro sem que este perceba e oferece solução ou um ombro amigo para chorar;

– É alguém que impede o progresso do outro, que o induz a pensar que não tem capacidade de fazer o que deseja e oferece o desejo do outro em troca de algo, mantendo o relacionamento dependente, como um pai que chama o filho de burro e que não será ninguém na vida, e oferece o emprego para ser o seu próprio assistente, como se desse uma oportunidade para o filho;

– É alguém que impede o outro de trabalhar, mas garante que será a melhor opção e que saciará as suas necessidades, como um marido que fala que a mulher não tem capacidade de ter um emprego tão bom quanto o dele próprio, e a elogia por ser uma boa dona de casa, ao saciar a vontade dele;

– É alguém que critica e fala que o projeto do outro dará errado e vive falando da própria vida, como um amigo que não incentiva o outro e fica contanto vantagem sobre ele.

O dependente é a pessoa ativa, mas que age de forma sutil e elaborada para que não seja notado as suas cartadas. Ele é quem depende do outro realmente, mas o seu orgulho o leva a desejar que seja visto de forma oposta, que o outro depende dele porque o orgulhoso acredita ser independente mesmo não sendo, acredita ser perfeito quando não o é, acredita estar certo quando não entende a realidade, não suporta a ideia de precisar de outro, mas vive às custas dos outros.

Ele desencoraja o outro para que este não faça a própria independência, e elogia características que aprecia, as quais o mantêm dependente e submisso.

Para uma mente orgulhosa, a realidade é o seu maior inimigo. Por isso manipula para que seja visto como deseja, não como o é.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *