Pessoas no poder recebem muitas críticas e uma dessas é que elas fazem de tudo para ter poder. A crítica sequer faz sentido porque a lógica está necessariamente na parte em que alguém se esforça para ter poder e o conquista.
A crítica revela a indignação de quem não conseguiu/ consegue o mesmo resultado.
Sendo poder social (poder)a capacidade de fazer alguém lhe satisfazer, não consegui-lo revolta quem o deseja e não o tem. Essa é a origem da crítica. Quem que não deseja poder critica quem o possui? A indignação é a frustração que a pessoa possui por invejar quem tem o poder que ela deseja e não tem e prova disso é fazer a crítica alegando que a pessoa com poder deve satisfazer as suas vontades, como oferecer mais saúde, educação, lazer e outros benefícios. Ao falar que alguém deve fazer algo que o beneficia o indivíduo está tentando fazer com que esta pessoa satisfaça a sua vontade (de conseguir o benefício) mostra que deseja o mesmo que a pessoa com poder possui. A diferença é que um possui o poder para tal e o outro não.
Isso explica porque não existem pessoas que não desejam poder no poder. Elas não se esforçam para consegui-lo porque não o desejam. Somente que está disposto a conseguir poder se esforçará para tê-lo e, ainda assim, a maioria não consegue, seja por falta de habilidade ou por não concordar com o nível de esforço necessário para tal.