1)O conhecimento permite que tenhamos mais opções de escolha, o que acreditamos ser algo positivo porque achamos que haverá mais opções melhores que gere resultados mais promissores, o qual, por sua vez, nos satisfaz mais. Assim temos mais chance de termos satisfação, o que nos agrada.
Esse é o real pensamento por trás do “a verdade liberta”. Ao termos opções melhores nos sentimos mais livres porque a sensação de liberdade é a percepção de satisfação (Hipocrisia: certa ou errada? Boa ou ruim? Por quê?). Então “concluímos” que a verdade, que dá opções melhores, liberta, de opções restritas que não nos satisfazem.
2) Quando a verdade é maior (tem mais informações do que conseguimos processar ou vai contra as crenças fundamentais de um indivíduo) do que conseguimos suportar ela não liberta, mas aprisiona. A sensação de liberdade é a satisfação enquanto que a sensação e prisão é a insatisfação. Ter opções demais, além do que conseguimos analisar, ou saber sobre algo que não entendemos ou não sabemos a melhor maneira de agir, nos gera incômodo, insegurança e isso não é satisfação, mas o oposto. Dessa maneira a verdade pode ter o efeito o oposto e aprisionar uma pessoa. Saber que cometemos um crime que acreditamos ser um grande pecado é saber a verdade e conviver com a imensa culpa. Quantas pessoas levam vidas miseráveis por remorso? O remorso é saber (verdade) de algo que não desejamos. Essa pessoa se sente presa à verdade.
3) Há quem diga que a verdade venha somente do próprio ser e que o meio onde está não diga a verdade (uma percepção mais espiritualista).
Se a verdade não pode vir por nada nem ninguém além de nós mesmos então não aprendemos nada com os outros, escolas, cursos… Em outras palavras, eles não ensinam nenhuma verdade.
Se nada disso serve para aprender e “achar ou descobrir” a verdade, então por que devemos ou buscamos tais meios de aprendizados da “verdade”? O lógico seria ignorá-los e, dessa maneira, escolas e cursos não teriam motivo de existir, porém claramente sabe-se que isso não é real, já que eles facilitam a vida favorecendo decisões e criações melhores.